Curiosidades

[Curiosidades][bsummary]

Testemunhos

[Testemunhos][twocolumns]

Musica

[musica][bsummary]

Menores de idade trabalham na Apple

É importante que uma empresa apresente boas condições de trabalho e, assim, com base no seu Relatório Anual de Responsabilidade Social, a Apple deu a conhecer as condições de trabalho a que estão sujeitos os trabalhadores nas suas fábricas. Porém os resultados obtidos não foram muito satisfatórios.

06-fabrica

O Relatório Anual de Responsabilidade Social, onde a Apple esclarece acerca das condições de trabalho dos funcionários nas suas fábricas, deu conta que ocorreram 37 violações das regras, entre elas 18 casos de facilidades em taxas cobradas para o excesso de recrutamento de trabalhadores; 10 fábricas que empregavam trabalhadores menores de idade; 2 casos de ameaça de trabalho; 4 instalações onde foram encontrados documentos falsificados; um caso de suborno; e um caso onde trabalhadores eram treinados para responder, de forma condicionada, às questões dos auditores.releasecopiadp

Assim a Apple ampliou a formação dos seus trabalhadores, aumentando a inscrição destes para 16.000 vagas no programa Fornecedor de Educação e Desenvolvimento, que oferece aulas de Inglês e Informática. Para além disso também aumentou os esforços contra práticas não éticas, tais como elevadas taxas de recrutamento de pessoal, e tem mais atenção na auditoria em países com risco elevado de trabalhadores emigrantes, que sofrem essas mesmas práticas não éticas.

O Relatório Anual de Responsabilidade Social da Apple dá também conta que 49 trabalhadores das fábricas eram menores, e poucos foram os recursos encontrados para evitar esta situação. Assim, a Apple exigiu que as fábricas introduzissem práticas de controlo  mais completas.

Só no ano de 2010, a Apple auditou 127 fábricas, 40% das quais nunca haviam sendo auditadas, por responsabilidade social, por mais nenhuma empresa.

Nesse mesmo ano, a Apple teve conhecimento que 137 dos seus trabalhadores sofreram problemas de saúde, devido à utilização de n-hexano, produto químico com consequências no comportamento humano, na Wintek, durante a limpeza. A Apple tomou as devidas providências, mandou retirar o produto e instalar um sistema de ventilação. Desde então nunca mais houve queixas de problemas devido à exposição química.

factory_apple

Ainda no Relatório Anual, a Apple indica que, os objetivos e prioridades para 2011 neste sector são:

- Ampliar o alcance, e melhorar a qualidade de responsabilidade social do “mandato-Apple”, para que os trabalhadores tenham, cada vez mais conhecimento dos seus direitos e saibam como comunicar com a gerência da fábrica;

- Os fornecedores adicionais da equipa, poderão usufruir das salas de aula Apple SEED, de forma a ajudar os trabalhadores na continuação dos seus estudos, enquanto estes continuam empregados;

- Pretende-se colaborar com grupos da indústria e das ONG, na China, para discutir temas como: horas de trabalho, trabalho dos menores, bem estar do trabalhador, através de meios como análise da causa da situação, auditorias mais exigentes, requisitos mais específicos e rigorosos para ações corretivas e preventivas, capacitação dos fornecedores e assistência;

- Por fim, a Apple ainda pretende, neste ano, aplicar medidas na verificação de conflitos livres nas fundições das fábricas, exigindo aos fornecedores, saber a origem das componentes de materiais como o tântalo e estanho, para que sejam produtos livres de conflitos.

Fonte:pplware.sapo.pt

2 comentários:

  1. Até onde eu sei não problema nenhum na contratação de menores. Desde que sejam menores aprendizes acima de quatorze anos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Dymonte, eu não conheço bem as leis com respeito ás idades legais para trabalhar, mas penso que tirar de um menor a oportunidade em que deverá estar a estudar para trabalhar numa fabrica, não será certamente o mais correcto a se fazer a esse adolescente.

    ResponderEliminar

Os comentários são moderados.
Assim que possível irei responder ao seu comentário.