Curiosidades

[Curiosidades][bsummary]

Testemunhos

[Testemunhos][twocolumns]

Musica

[musica][bsummary]

Internet segura

Cuidado com seus Filhos na internet

Mais de 50% das crianças tem conhecimento necessário para esconder dos pais seus passos na rede.

Diante disso, eis algumas dicas abordadas pela revista “istoé” para vocês pai e mãe e vocês filho e filha:

 DICAS PARA OS FILHOS

1. NUNCA dê nome, telefone, endereço, nome de escola ou empresa onde seus pais trabalham. Evite ao máximo divulgar qualquer informação que facilite sua identificação e uso posterior de pessoas fora da lei.

2. Não compartilhe senhas com ninguém. Principalmente se alguém a pedir como prova de confiança.

3. Desabilite a função que divulga sua localização.

4. Não divulgue seus itinerários ou locais que costuma frequentar.

5. Evite encontros com amigos virtuais. Se for inevitável, avise seus pais, confirme as informações do amigo, marque o encontro em local movimentado e seguro, como um shopping e vá acompanhado, nunca sozinho.

6. Se publicar fotos, busque antes a autorização dos fotografados e escolhe arquivos com baixa qualidade para dificultar manipulação e montagens na imagem.

7. Só abra a webcam para amigos e de preferência, acompanhado de um responsável.

8. Não crie inimigos e não ridicularize as pessoas. O que se faz na internet ficará online para sempre.

9. Mantenha a opção Bluetooth do seu celular desativada para evitar o recebimento de fotos e o acesso às suas informações por terceiros.

10. Se você se meter em alguma enrascada virtual, informe imediatamente seus pais. Eles são os mais interessados em resolver o problema.

DICAS PARA OS PAIS

1. Estabeleça regras claras de uso da rede, bem como punições para o não cumprimento das mesmas.

2. Questione os filhos sobre o que têm feito na internet e mostre interesse sobretudo por quem eles conheceram online.

3. Deixe o computador em local de grande circulação da casa, onde adultos possam acompanhar as atividades da criança e adolescente e estabeleça um horário para o uso do micro.

4. Desconfie quando os filhos apagam o histórico das páginas visitadas e das conversas pelo MSN/Messenger. Imponha como condição de uso, que sejam mantidos esses históricos para que você possa verificar os passos deles.

5. Dê atenção especial se os filhos usam webcam. Acompanhe=os quanto o aparelho estiver ligado.

6. Visite sempre o perfil dos filhos nas redes sociais como Orkut e Facebook. Observe as comunidades que eles façam parte e busque periodicamente pelo nome deles em sites de busca como Google, Yahoo e Bing.

7. Instale algum software de monitoramento, filtragem e bloqueio de acesso.

8. Crie perfis para cada adolescente que utilize o computador para saber quem está fazendo o que e poder assim dosar a liberdade de cada um.

9. Explique que muito do que se coloca na internet fica lá para sempre e que o que é engraçado hoje pode ser vergonhoso amanhã.

10. Mostre que os velhos conselhos de vida se aplicam ao mundo digital: não copiar o conteúdo do próximo, não fazer aos outros o que não gostaria que fizessem com você e lembrar que são os caminhos por onde você circula na internet que fazem sua identidade virtual.

 

Conheça os truques mais usados pelos adolescentes para contornar a patrulha dos pais e o que os adultos podem fazer para evitar esses comportamentos:

[Reprodução/ISTOÉ]

Fonte:do Curiosando de Rodrigo Piva

Sem comentários:

Os comentários são moderados.
Assim que possível irei responder ao seu comentário.