Curiosidades

[Curiosidades][bsummary]

Testemunhos

[Testemunhos][twocolumns]

Musica

[musica][bsummary]

Terramoto no Haiti

A comunidade internacional mobilizou-se hoje para ajudar o Haiti, devastado por um violento sismo que poderá ter feito mais de 100 mil mortos, uma estimativa avançada pelo primeiro-ministro haitiano.

menino1

A Cruz Vermelha afirmou que para enfrentar a catástrofe "é necessária uma operação de ajuda internacional maciça".

O aeroporto de Port-au-Prince, a capital, que esteve encerrado, reabriu ao início da tarde (hora de Lisboa) para que a ajuda comece a chegar.
  • Ajuda internacional
A Cruz Vermelha Internacional, com sede em Genebra, disse estar a preparar-se para dar assistência a perto de três milhões de pessoas.

A ONU, particularmente afectada pelo sismo que destruiu a sede da sua missão de estabilização do Haiti, também anunciou uma mobilização para dar ajuda ao país, o mais pobre do continente americano.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, deverá deslocar-se ao local logo que possível.

O Programa Alimentar Mundial (PAM), que tem cerca de 200 pessoas no Haiti, também vai enviar dois aviões com ajuda alimentar de emergência.
O papa Bento XVI apelou à generosidade de todos e disse que a Igreja Católica vai activar as suas instituições de caridade.

A Comissão Europeia desbloqueou três milhões de euros para ajuda de emergência ao país e países como a França, Grã-Bretanha, Holanda, Alemanha, Dinamarca e Canadá também disponibilizaram ajuda.

Em Port-au-Prince a situação é descrita como "caótica" e os hospitais ou foram destruídos ou não funcionam, segundo membros da organização Médicos Sem Fronteiras que assistem os feridos.
O cenário é de guerra na capital do Haiti, a cidade está"devastada, um caos", disse à Lusa um activista da organização não-governamental brasileira Viva Rio, assinalando ainda que o risco de saques é iminente.

Há ainda relatos que dão conta de ruas cobertas de corpos e de escolas cheias de mortos.
O responsável da secção consular de Portugal no Haiti, Mário Gomes, residente em Cuba, recebeu instruções para seguir de imediato para Port-au-Prince, disse fonte do Gabinete do secretário de Estado das Comunidades.
A Embaixada de Portugal em Havana faz a representação no Haiti.

As comunicações com o Haiti continuam muito difíceis e "face a esta situação, o secretário de Estado das Comunidades deu indicações para que o responsável da secção consular de Portugal siga de imediato para a capital do Haiti", disse a fonte.
O número de portugueses no Haiti ronda uma dezena, segundo fonte diplomática.

Fonte:Lusa,SIC,Youtube

Sem comentários:

Os comentários são moderados.
Assim que possível irei responder ao seu comentário.