Curiosidades

[Curiosidades][bsummary]

Testemunhos

[Testemunhos][twocolumns]

Musica

[musica][bsummary]

Produtos feitos para falhar - Obsolescência programada

Produtos feitos para falhar - Obsolescência programada A bateria do seu iPod “morreu” ao fim de 18 meses de uso, a sua impressora bloqueou ao fim x impressões, as lâmpadas fundiram ao fim de 1000 horas…? Se isso aconteceu é porque poderá ter sido  vitima de Obsolescência programada.
Na Wikipédia, Obsolescência programada está definida como…
Nome dado à vida curta de um bem ou produto projetado de forma que sua durabilidade ou funcionamento se dê apenas por um período reduzido.
Faz parte de uma estratégia de mercado que visa garantir um consumo constante através da insatisfação, de forma que os produtos que satisfazem as necessidades daqueles que os compram parem de funcionar ou tornem-se obsoletos em um curto espaço de tempo, tendo que ser obrigatoriamente substituídos de tempos em tempos por mais modernos.
Era uma vez ..... produtos eram para durar. Então, no início da década de 1920, um grupo de empresários constataram o seguinte: "Um produto que se recusa a se desgastar é uma tragédia para o negócio" (1928).
esconder frasesAssim nasceu a "Obsolescência Programada". Pouco depois, foi criado o primeiro cartel do mundo especificamente para reduzir a vida útil das lâmpadas incandescentes, um símbolo de inovação e de novas ideias brilhantes, e a primeira vítima oficial da obsolescência planejada.
Algumas pessoas afirmam que durante a década de 1950, com o nascimento da sociedade de consumo, o conceito adquiriu um significado completamente novo, como explica o designer flamboyant Brooks Stevens:
"Obsolescência programada, o desejo de possuir alguma coisa um pouco mais nova, um pouco melhor, um pouco mais cedo do que necessário ...'. A sociedade do crescimento floresceu, todo mundo tinha tudo, as sucatas foram se acumulando, de preferência bem longe, em lixeiras ilegais no Terceiro Mundo, até que os consumidores começaram a se revoltar...
(Texto de Cosima Dannoritzer. IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1825163/ )
Informação extra:
O Cartel Phoebus...
http://en.wikipedia.org/wiki/Phoebus_cartel
Planned Obsolescence (wiki)..
http://en.wikipedia.org/wiki/Planned_Obsolescence
Fonte:Poupaeganha,rtve                                                                                                                                                                                                            

Sem comentários:

Os comentários são moderados.
Assim que possível irei responder ao seu comentário.