Curiosidades

[Curiosidades][bsummary]

Testemunhos

[Testemunhos][twocolumns]

Musica

[musica][bsummary]

Pastor recua na intenção de queimar Alcorão

PAKISTAN KORAN PROTEST

Terry Jones, o pastor que anunciara para amanhã a queima de exemplares do Alcorão, a coincidir com o nono aniversário dos atentados de 11 de Setembro, desistiu de concretizar esse projeto. A polémica desencadeada por Jones coincide com a discussão sobre tolerância religiosa  e produziu protestos em países muçulmanos. Barack Obama já disse que este caso é uma "dádiva" para a Al-Qaeda.

Alvo de pressões que incluíram líderes religiosos, governos e a própriareleasecopiadp Casa Branca, Terry Jones afirmou, numa entrevista, que recuava no seu acto contra o islamismo radical. A sua mudança de atitude surgiu após a visita de agentes do FBI e de pressões, ainda que indireta, do Presidente americano.

Segundo Jones, os promotores da mesquita junto da zona de impacto teriam abandonado esse projeto. Estes desmentem-no categoricamente.

O recuo de Jones poderá ser tardio. A Interpol emitiu ontem um alerta global aos 188 países membrosTerry Jones , avisando para a possibilidade de "ataques violentos" e de uma "ameaça terrorista", se o projeto fosse concretizado.

O líder da Dove World Outreach Center tornou-se esta semana uma celebridade mundial. O Presidente Barack Obama já disse que a ideia de queimar o Alcorão era "contrária aos valores americanos" e "um acto insultuoso que poderá colocar em perigo os nossos homens e mulheres em uniforme", num aviso idêntico ao que fizera terça-feira o general David Petraeus, que comanda as tropas internacionais no Afeganistão. Em resposta, Jones admitiu que a sua intenção era insultuosa, mas que "esta é uma religião perigosa".

O mundo muçulmano está a reagir com indignação e houve manifestações no Afeganistão e Paquistão, estando previstos mais protestos em vários Trailer com mensagem anunciando a queima do Alcorão na porta da igreja Dove World Outreach Centerpaíses. A prestigiada mesquita Al-Azhar, do Cairo, avisou que "os muçulmanos nunca aceitarão qualquer atentado ao Alcorão". A queima é uma acção "extremista", que visa provocar "ódio e racismo".

Há notícia da mobilização de grupos radicais e o Governo americano emitiu avisos para todas as suas embaixadas. As críticas são unânimes, do Vaticano ao Governo britânico, do Presidente paquistanês à actriz Angelina Jolie, do senador John McCain ao Irão.

Publipt - Publicidade na Internet

1 comentário:

Os comentários são moderados.
Assim que possível irei responder ao seu comentário.