“Alimente esta ideia… agora também online”.
O objectivo deste portal é complementar a recolha de alimentos no retalho, para que qualquer pessoa possa doar alimentos ao Banco Alimentar comodamente a partir da Internet e pagar através de multibanco.
Esta iniciativa teve como objectivo alertar toda a sociedade civil para uma “necessidade tão básica como a alimentação, utilizando a mais moderna das tecnologias”, afirmou Claudia Goya, Directora Geral da Microsoft Portugal.
Patrícia Fernandes, Diretora de Relações Públicas e Imagem Corporativa da Microsoft em Portugal e que acumula agora a gestão das áreas de Cidadania e Responsabilidade Social, abriu o evento e colocou um desafio a todos os presentes:
Que problema/dificuldade conseguiria desenvolver em parceria com outra OSFL (organização sem fins lucrativos) com 5000€?”
Com este desafio a Microsoft aliciou os representantes das OSFL a exprimirem as suas ideias mais originais com vista à sua implementação concreta. Segundo Patrícia Fernandes “a missão da Microsoft é colocar a tecnologia ao serviço das pessoas”.
A Microsoft aposta no fenómeno crowdsourcing e alia tecnologia, vontade e oportunidade nestes tempos tão difíceis em que se verifica ainda mais solidariedade e união. É aqui que nasce a aposta na criação de um portal web que permita aos internautas doar alimentos ao Banco Alimentar e acompanhar o impacto dessas mesmas doações.
Ficam aqui algumas das características relevantes deste portal:
- Simples de utilizar.
- Possui versão mobile.
- Pagamento seguro e familiar através de multibanco.
- Integrado no Facebook, Windows Live Messenger e Hotmail.
- Assente numa plataforma tecnológica flexível, no serviço de cloud computing da Microsoft.
- Bens possíveis de doar limitados a azeite, óleo, atum, salsichas e açúcar, ao preço mínimo do mercado.
- Campanha online aberta 2 vezes por ano, em paralelo com as doações do retalho.
- Fora dessa altura, o site estará em funcionamento, não para doações mas sim para acompanhar o impacto das doações anteriores.
Isabel Jonet, Presidente da Federação de Bancos Alimentares contra a Fome, reconhece a importância deste portal quando os doadores não fazem compras tipicamente ao fim-de-semana ou doadores que não se possam deslocar de suas casas. Afirma ainda que é comum receber chamadas de imigrantes portugueses que expressam a sua vontade de ajudar as suas famílias mais carenciadas nas aldeias. Com este novo portal, tudo isso é possível.
Por fim, a convidada de honra, a Primeira-Dama Dra. Maria Cavaco Silva fez as honras inaugurando o portal com a primeira doação – pode-se dizer que foi bastante generosa, excepto no açúcar. “Em momentos de crise é preciso ir mais longe”, afirma.
Aceda ao portal e doe alimentos a quem precisa. A campanha funcionará de 26 de Maio a 5 de Junho.
Sem comentários:
Os comentários são moderados.
Assim que possível irei responder ao seu comentário.