Curiosidades

[Curiosidades][bsummary]

Testemunhos

[Testemunhos][twocolumns]

Musica

[musica][bsummary]

Projecto Amélie

Acções desinteressadas, que façam alguém sorrir, sentir-se melhor ou emocionar-se. Qualquer coisa que mude o dia-a-dia de algumas (mas basta uma) pessoas. Este é o objectivo do Projecto Amélie criado pelo português Martim Dornellas. Saiba como a cidade de Lisboa, em poucos meses, se recheou de pequenos gestos de felicidade.

Autocolantes e pósteres espalhados por caixas multibanco e cabines telefónicas, semáforos que reluzem corações quando a luz vermelha pára o trânsito, ou simpáticas cartas dirigidas à Emel. A ideia é simples: oferecer sorrisos.


Desde Setembro de 2011, o designer português Martim Dornellas decidiu fazer estes pequenos gestos na cidade de Lisboa, de acordo com uma auto-proposta para mudar o mundo. “ Foi numa altura complicada da minha vida. Claro que mudá-lo é um projecto demasiado ambicioso. Então lembrei-me de começar a mudar pequenos mundos, os nossos pequenos mundos”, acrescenta.
Inspirado por movimentos espontâneos como o “Zé Frank Chill Out Song”, os “Abraços Grátis” ou os “Improve Everything” – que já percorreram várias cidades realizando missões surpresa em espaços públicos - Martim criou o Projecto Amélie. “Basicamente, estas acções destinam-se a mudar o dia-a-dia de algumas (mas basta uma) pessoas. Proporcionar-lhes um pequeno aconchego no caminho para o trabalho ou conversa quando chegam a casa”, revela o autor.
Ao jeito da personagem francesa Amélie Poulain (que dá nome ao projecto), também Martim conseguiu deixar os transeuntes mais felizes. Tanto, que estes acabaram por apadrinhá-lo e espalhá-lo pelo país. “O mais interessante até agora, a par da divulgação nas redes sociais, tem sido a sua dimensão física e real. Isto é, as pessoas começaram a fazer download dos autocolantes e a colar em diversos pontos de Portugal”. As pequenas ideias de felicidade de Martim trouxeram a bom porto outro dos seus grandes objectivos: levar as pessoas a descobrirem prazer em ajudar mesmo quem não se conhece.








Visite o site oficial e descubra as restantes imagens. Se para além disso, quiser igualmente “fazer parte dele”, basta espalhar as mensagens, ou seja partilhar as “amélies”.

Leia mais: http://obviousmag.org/

Sem comentários:

Os comentários são moderados.
Assim que possível irei responder ao seu comentário.