Produtos feitos para falhar - Obsolescência programada

Na Wikipédia, Obsolescência programada está definida como…
Nome dado à vida curta de um bem ou produto projetado de forma que sua durabilidade ou funcionamento se dê apenas por um período reduzido.
Faz parte de uma estratégia de mercado que visa garantir um consumo constante através da insatisfação, de forma que os produtos que satisfazem as necessidades daqueles que os compram parem de funcionar ou tornem-se obsoletos em um curto espaço de tempo, tendo que ser obrigatoriamente substituídos de tempos em tempos por mais modernos.

Algumas pessoas afirmam que durante a década de 1950, com o nascimento da sociedade de consumo, o conceito adquiriu um significado completamente novo, como explica o designer flamboyant Brooks Stevens: "Obsolescência programada, o desejo de possuir alguma coisa um pouco mais nova, um pouco melhor, um pouco mais cedo do que necessário ...'. A sociedade do crescimento floresceu, todo mundo tinha tudo, as sucatas foram se acumulando, de preferência bem longe, em lixeiras ilegais no Terceiro Mundo, até que os consumidores começaram a se revoltar...
(Texto de Cosima Dannoritzer. IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1825163/ )
Informação extra:
O Cartel Phoebus...
http://en.wikipedia.org/wiki/Phoebus_cartel
Planned Obsolescence (wiki)..
http://en.wikipedia.org/wiki/Planned_Obsolescence
Fonte:Poupaeganha,rtve
Sem comentários:
Os comentários são moderados.
Assim que possível irei responder ao seu comentário.